sexta-feira, 31 de maio de 2013

Trabalho De Grupo de Ciencias Naturais

 TRABALHO DE CIÊNCIAS NATURAIS
O trabalho proposto para a disciplina de Ciências Naturais tem como objetivo conhecer-mos variadas doenças de diversos sistemas do organismo humano e relatar-mos acerca das mesmas e sobre uma inovação científica no âmbito da medicina que no nosso grupo é a TEP (Tomografia por emissão de positrões).

  •  Anorexia nervosa
anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar caracterizando em baixo peso corporal e estresse físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos,fisiológicos e socias. Uma pessoa com anorexia nervosa é chamada de  anorética 


Sintomas:
-Peso corporal em 85% ou menos do nível normal.
-Prática excessiva de atividades físicas, mesmo tendo um peso abaixo do normal.
-Em mulheres, ausência de ao menos três ou mais menstruações. A anorexia nervosa pode causar sérios danos ao sistema reprodutor feminino.
-Diminuição ou ausência da libido; nos rapazes poderá ocorrer disfunção erétil e dificuldade em atingir a maturação sexual completa, tanto a nível físico como emocional.
-Crescimento retardado ou até paragem do mesmo, com a resultante má formação do esqueleto (pernas e braços curtos em relação ao tronco).
-Descalcificação dos dentes; cárie dentária.
-Depressão profunda.
-Tendências suicidas.
-Bulimia, que pode desenvolver-se posteriormente em pessoas anoréxicas.
-Obstipação grave.

Causas : 
No caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, poderá estar ligada a problemas de auto-imagemdismorfia, dificuldade em ser aceito pelo grupo, ou em lidar com a sexualidade genital emergente, especialmente se houver um quadro neurótico (particularmente do tipo obsessivo-compulsivo) ou história de abuso sexual ou de bullying.

Diagnósticos: 

Durante os exames é importante descartar primeiro outras possíveis causas para perda de peso, como problemas endócrinos, intestinais ou outros transtornos psicológicos. Dentre os exames usados para diagnosticar a anorexia estão :--Albumina
-Exame de densidade óssea para verificar se há ossos finos (osteoporose)
-Hemograma completo
-Eletrocardiograma (ECG)
-Eletrólitos
-Testes de funcionamento dos rins
-Testes da função hepática
-Proteína total
-Testes de funcionamento da tireoide
-Urinálise
Além disso existem testes psicológicos associados a entrevistas com um psicólogo para identificar o caso e os transtornos associados.

Tratamento:

Deve-se ter duas vertentes, a não-farmacológica e a farmacológica. Entretanto deve-se ter em mente a importância de uma relação médico-paciente satisfatória,uma vez que a negação pelo paciente é muitas vezes presente. Dependendo da gravidade do paciente pode-se pensar em internação para restabelecimento da saúde. Correção de possíveis alterações metabólicas e um plano alimentar bem definido são fundamentais.


  •  Angina de peito

angina de peito é uma dor no peito devida ao baixo abastecimento de oxigênio (isquemia) ao músculo cardíaco.

Causas : 

 Geralmente é devida à obstrução ou espasmos (contrações involuntária de um músculo, grupo de músculos ou órgão) das artérias coronárias (os vasos sanguíneos do coração). As doenças nas artérias coronárias, principal causa de angina, são devidas a aterosclerose nas artérias cardíacas (coronárias).
Uma variante de angina (angina de Prinzmetal) ocorre em pacientes com artérias coronárias normais ou com níveis de arteriosclerose insignificantes. Pensa-se ser causado por espasmos nas artérias. Ocorre preferencialmente em mulheres jovens.

Sintomas: 

A maioria dos pacientes com angina queixam-se de desconforto no peito, o desconforto é habitualmente descrito como pressão, peso, aperto, ardor, ou sensação de choque. A dor de angina pode ser localizada principalmente no centro do peito, costas, pescoço, queixo ou ombros. A irradiação da dor ocorre, tipicamente, para os braços (esquerdo principalmente), ombros e pescoço. A angina é normalmente ativada por excesso de stress emocional, esforço físico, depois de uma refeição farta, e temperaturas baixas. A dor pode ser acompanhada por suores e náuseas em alguns casos. Normalmente dura cerca de 1 a 5 minutos, e é acalmada pelo descanso ou medicação específica. Dor no peito que dura apenas alguns segundos não é, normalmente, angina.
Os factores de risco incluem o histórico familiar de doenças cardíacas prematuras, tabagismodiabetescolesterol altohipertensãoobesidade,sedentarismo.

Abaixo encontra-se sintomas da angina estável e da angina instável e EAM:

Angina estável:
-Dor em queimação ou constrição
-Dor induzida por esforço ou estresse emocional
-Dor de duração inferior a 20 minutos
-Dor que remite com o repouso ou o uso de nitratos
-Equivalentes anginosos: cansaço, dispnéia
-Dor de duração superior a 20 min
-Dor que não desaparece com o uso de nitratos
-Dor de surgimento recente (< 4 semanas)
-Dor com padrão crescente (marcadamente mais intensa, prolongada ou frequente que anteriormente)
-Mudança das características da angina em paciente com angina estável

Diagnóstico:

Em pacientes com angina ocasional que não têm dores no peito, um eletrocardiograma é tipicamente normal, a não ser que existam problemas cardíacos no passado. Durante a dor podem ser observadas modificações do eletrocardiograma. Para detectar estas variações podem ser feitos eletrocardiogramas enquanto o paciente corre numa esteira (teste ergométrico).
Em alguns casos específicos, é necessária a realização de angiografiacateterismo cardíaco, exame que confirma a natureza da lesão cardíaca, e se o paciente é candidato a uma angioplastia, uma cirurgia de revascularização do miocárdio ou "ponte de safena") ou outro tratamento.

Tratamento: 

O objectivo principal do tratamento de angina pectoris é aliviar os sintomas, diminuir a progressão da doença, e reduzir ocorrências futuras, especialmente ataques cardíacos. Foi demonstrado que uma aspirina (85 a 300 mg) por dia foi benéfica para todos os pacientes com angina estável que não têm problemas com o seu uso. Medicação à base de nitrato, beta-bloqueadores e bloqueadores dos canais de cálcio são usados para aliviar os sintomas de angina.
Identificar e tratar factores de risco de doenças cardíacas é uma prioridade em pacientes com angina. Isto significa parar de fumar, perder peso (em caso de obesidade ou excesso de peso) e fazer testes ao colesterol alto, diabetes e pressão alta.


  •  Glomerulonefrite

Glomerulonefrite é o nome que se dá ao grupo de doenças renais causadas pela inflamação dos glomérulos, unidade funcional do rim formada por um emaranhado de capilares, onde ocorrem a filtragem do sangue e a formação da urina.
 Sintomas:
Entre os sintomas mais comuns encontram-se sangue na urina (escura, avermelhada ou acastanhada), urina espumosa, edema da face, olhos, tornozelos, pés, pernas ou abdómen, bem como hipertensão arterial. Para além disso, pode sentir-se também dor abdominal, tosse, diarreia, febre, dor musculares e nas articulações, perda de apetite.
Causas : 
A glomerulonefrite têm várias causas. A glomerulonefrite são consequência de uma ampla variedade de fatores: distúrbios imunológicos, doenças vasculares, doenças metabólicas e algumas entidades hereditárias.

As glomerulonefrites podem ser primárias ou secundárias, agudas ou crónicas. As primárias se instalam diretamente no glomérulo e, em geral, são causadas por alteração imunológica resultante de infecções por vírus ou bactérias. Conforme os sinais clínicos que apresentem, elas recebem denominações específicas. A mais comum é a nefropatia por IgA, ou doença de Berger, que se caracteriza por presença de sangue na urina, pressão alta e, em alguns casos, edema nas pernas.

 As secundárias não se originam primariamente no glomérulo, mas estão associadas a doenças ou causas, como:
- Lúpus
- Hepatite B
- Hepatite C
- HIV
- Diabetes
- Obesidade mórbida
- Uso de heroína
  Diagnosticos:
Análises de sangue podem evidenciar insuficiência renal através do aumento da creatinina e proteínas sanguíneas, como a albumina, em valores baixos pela excesso de perda urinária. Análises de urina podem demonstrar sangue e perda de proteínas. O exame físico pode identificar hipertensão e edemas pelo corpo.

Porém, esses fatores apenas sugerem a presença de uma doença glomerular, sem estabelecer qual dos tipos descritos acima se trata. O exame definitivo para o diagnóstico das glomerulopatias é a biópsia renal. A biópsia além de definir o tipo de glomerulonefrite, também fornece indicações do prognóstico da doença.


 Tratamento:
Como a maioria das glomerulonefrites e glomerulopatias têm origem em fatores imunológicos, às vezes relacionados a doenças auto-imunes, o tratamento se baseia no uso de imunossupressores pesados como corticóides, ciclofosfamida, ciclosporina, azatioprina e micofenolato mofetil. Se na biópsia já se identifica muita lesão avançada e pouca possibilidade de cura, muitas vezes o tratamento trás mais complicações do que alguma melhora.




  •  Pneumonia
A pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões, órgãos duplos localizados um de cada lado da caixa torácica. Basicamente são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar onde ocorrem as trocas gasosas. Esse local deve estar constantemente limpo e livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue.
Ao contrário da gripe, que é altamente infectante, os agentes infecciosos da pneumonia não costumam ser transmitidos facilmente.
Existem diversos tipos de pneumonia. Entre eles estão:

- Pneumonia provocada por vírus

- Pneumonia provocada por fungos- Pneumonia provocada por bactérias 
- Pneumonia química.


Sintomas:
 
Os principais sintomas de pneumonia são:


- Febre alta
- Tosse

- Dores no tórax
- Alterações da pressão arterial
- Confusão mental
- Mal-estar generalizado
- Falta de ar
- Secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada
- Toxemia (danos provocados pelas toxinas carregadas pelo sangue)
- Fraqueza


Diagnóstico da doença:


Exame clínico, auscultação dos pulmões e radiografias de tórax são recursos essenciais para o diagnóstico das pneumonias.



Tratamento:


O tratamento das pneumonias requer o uso de antibióticos e a melhora costuma ocorrer em três ou quatro dias. A internação hospitalar pode tornar-se necessária quando a pessoa é idosa, tem febre alta ou apresenta alterações clínicas decorrentes da própria pneumonia, tais como: comprometimento da função dos rins e da pressão arterial, dificuldade respiratória caracterizada pela baixa oxigenação do sangue porque o alvéolo está cheio de secreção e não funciona para a troca de gases.
 

  • Cárie Dentária

A cárie dentária é o termo médico para as cavidades que surgem nos dentes. São erosões na superfície do dente causada pelos efeitos combinados de bactérias, dos ácidos, da placa, e do tártaro. Cáries dentais são comuns em crianças e adultos, e elas ocorrem mais frequentemente como resultado de uma má higiene dental, são geralmente indolores no início, mas elas podem tornar-se dolorosas se espalharem-se para o nervo ou raiz de um dente.

 
Sintomas:


As cáries pouco desenvolvidas podem nao revelar sintoma nenhum, mas as desenvolvidas podem fazer com que o dente se torne frágil a comida doce, quente ou fria ou bebidas.

 Tratamento:
O tratamento recebeido depende do estágio da sua cárie dentária. Se a suas cáries dentárias são encontradas no início, seu dentista irá tentar controlar e tratá-la. Podem serusados os seguintes tratamentos para tratar dentes cariados:
- Flúor: Podem dar-lhe tratamentos de flúor durante as visitas ao dentista ou pode usar produtos com flúor em casa. O flúor pode ser encontrado na forma de verniz ou gel. O seu dentista irá dizer-lhe que tipo de flúor comprar e como usá-lo.

- Preenchimento: O médico pode remover a parte deteriorada do dente e colocar uma obturação. O preenchimento pode ajudar a proteger seu dente de uma deterioração posterior.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário