sexta-feira, 24 de maio de 2013

Sistema Respiratório


A respiração (como é usualmente falada) é uma das características essenciais dos seres vivos. Resume-se na absorção pelo organismo de oxigénio (O2), e a eliminação do dióxido de carbono (CO2) resultante da difusão. No corpo humano esse processo é realizado pelo ssistema respiratório. Então o sistema respiratório tem como função as trocas gasosas do organismo com o ambiente e eliminar o dióxido de carbono do sangue.

Este sistema é constituído pelos pulmões, que se localizam no interior da caixa toráxica, e pelas vias respiratórias, que estabelecem a comunicação com o exterior. As vias respiratórias são constituídas pelas fossas nasais, a faringe, a laringe, a traqueia, os brônquios e os bronquíolos.

 
FOSSAS NASAIS
As fossas nasais são protuberancias situadas no centro da face. O ar entra nas vias respiratórias através de duas aberturas chamadas narinas. Em seguida, flui pelas cavidades nasais, direita e esquerda, que estão revestidas por mucosa nasal. Os pêlos do interior das narinas filtram grandes partículas de poeira, evitando que estas sejam inaladas. Além disso, a cavidade nasal contém células receptoras para o olfacto.


FARINGE
Tubo muscular que permite a passagem de ar para a laringe

LARINGE
Canal formado por estruturas cartilagíneas sobrepostas, unidas entre si por ligamentos e músculos. Serve de comunicação entre a faringe e a traqueia. No seu interior, existem pregas membranosas que são as cordas vocais.




TRAQUEIA
A traqueia é uma estrutura tubular de 10 a 12,5cm de comprimento e 2,5cm de diâmetro. Constitui um tubo que faz continuação à laringe, penetra no tórax e termina ramificando-se nos 2 brônquios.
A traqueia contém aproximadamente 20 anéis cartilagíneos é revestido por uma mucosa secretora e ciliada, facilitando a expulsão de mucosidades e corpos estranhos.


BRÔNQUIOS
Canais formados por anéis cartilagíneos completos e internamente revestidos por uma membrana mucosa com células secretoras e ciliadas.

BRONQUÍOLOS
Tubos finos que apresentam dilatações na extremidade (sacos alveolares) e possuem um revestimento interno semelhante ao dos brônquios.
Os brônquios e os bronquíolos irão direcionar o ar para dentro dos pulmões, onde terminarão em milhares de sacos, denominados alvéolos pulmonares.

INSPIRAÇÃO E EXPIRAÇÃO



TROCAS GASOSAS
Nos alvéolos pulmonares ocorrerão as trocas gasosas (Hematose) que, devido a uma diferença de concentração dos gases [nos alvéolos, muita concentração de oxigénio e pouca concentração de dióxido de carbono e nos capilares, muita concentração de dióxido de carbono e pouca concentração de oxigénio] acontecerá a passagem do oxigénio dos alvéolos para os capilares, e dióxido de carbono dos capilares para os alvéolos.
O mecanismo de entrada e saída de ar do nosso organismo acontece graças a uma diferença de pressão pois a tendência dos gases é se movimentar do local de maior pressão para o local de menor pressão.


HEMATOSE CELULAR











HEMATOSE PULMONAR
















Vídeo sintese da matéria: https://www.youtube.com/watch?v=Sh9i5cjx2K0



Fontes:
http://www.asmabronquica.com.br/_images/08PseudoEstratificadaWS.jpg
http://terragiratg.blogspot.pt/2009/05/sistema-respiratorio-humano.html
http://www.infoescola.com/sistema-respiratorio/
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/respiracao-cutanea/funcao-do-sistema-respiratorio.php
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVfnJhdFOAn4CSWdTo8LtfeW7noZ4RcY2PBgWlYyqAutExh8g4glUR0MmMol2Jyn8hGuvcXJBJ1Cm0FT3wEzs9jiKyjbpmurhTWXpFZZ13OxXfcrqxlLxfNGxI_lZcQQd-dza2Z0fqcuA/s1600/cancerdelaringe.jpg
https://www.youtube.com/watch?v=uHTPsPN7Q7k
https://www.youtube.com/watch?v=Sh9i5cjx2K0
Manual de ciencias naturais

Feito por: Jéssica Chicote 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário