terça-feira, 12 de março de 2013

Sistema Neuro-Hormonal

Sistema Neuro-Hormonal

O organismo humano funciona como um todo, isto é, todas as suas células, tecidos, orgãos e sistemas trabalham em interação, o que permite a manutenção das condições necessárias à sua sobrevivência.
O nosso corpo é coordenado por um complexo sistema de informação que o protege e lhe confere capacidades únicas, como, por exemplo, a de imaginar. O grande responsável por este complexo sistema, são os sistemas nervoso e endócrino que trabalham em conjunto para coordenar a actividade do corpo humano.
Contudo existem grandes diferenças na forma como atuam.

Sistema Nervoso:
  • A mensagem nervosa é conduzida através de nervos
  • A mensagem nervosa tem uma natureza electroquímica
  • A mensagem nervosa é rápida mas os efeitos são de curta duração
O Sistema Nervoso é constituído pelo sistema nervoso central (encéfalo e espinal medula) e sistema nervoso periférico (nervos e gânglios).

Sistema Nervoso Central (SNC) é constituído pelos centros nervosos : encéfalo e espinal medula.  
      - O encéfalo é constituído pelo cérebro, cerebelo e tronco cerebral. É um dos componentes do sistema nervoso com importância vital; a sua atividade comporta aspectos muito variados e complexos: pensamento, memória, raciocínio. 
     - A espinal medula situa-se na continuação do bolbo raquidiano e encontra-se protegida pela coluna vertebral, tem como função estabelecer a comunicação entre o cérebro e os nervos.

Sistema nervoso periférico é constituido por nervos e gânglios.
    - os nervos são estruturas formadas pela agregação de fibras nervosas. Partem dos centros nervosos ramificando-se em direção a todas as partes do corpo.
   - os gânglios são pequenos agregados do corpo celular das células nervosas. 
  • Sistema Nervoso Periférico Somático:  reagir a estímulos provenientes do ambiente externo; constituído por fibras motoras que conduzem impulsos do sistema nervoso central aos músculos.
  • Sistema Nevoso Periférico Autónomo: regular o ambiente interno do corpo, controlando a atividade dos sistemas digestivo, cardiovascular, excretor e endócrino. 
                     - Simpático: os gânglios nervosos localizam se longe da espinal medula e próximos ao orgão efector; de um modo geral estimula ações que mobilizam energia, permitindo ao organismo reagir a situações de strress.
                    - Parassimpático: os gânglios nervosos localizam se ao lado da espinal medual, distantes do orgão efector; estimula principlamente atividades relaxantes.
 

Fisiologia do sistema nervoso
As células que essencialmente constiuem o sistema nervoso designam se por neurónios. 
Os neurónios são constituídos pelo corpo celular (trata a mensagem), onde se localiza o núcleo, e seus prolongaments: as dendrites (recebem a mensagem nervosa) e o axónio (emite a mensagem).
Espaço entre o botão sináptico e a dendrite chama-se sinapse.
Estas células têm como principal função receber, transmitir e responder às mensagens que lhes chegam, estas disignam-se por impulsos ou influxos nervosos.

Transmissão do impulso nervoso
- Os estímulos provenientes do ambiente externo são captados pelos orgãos sensitivos, sendo transformados em sinais nervosos eléctricos;
- Esses sinais nervosos são recebidos pelas dendrites de um neurónio, sendo depois edigidos pelo corpo desse neurónio;
-O corpo celular envia esse sinal nervoso para o axónio, percorrendo-o na totalidade e chegando ao botão sináptico.
- Quando o sinal nervoso chega ao botão sináptico, desencadeia a libertação se substâncias quimicas (neurotransmissores) para o espaço sináptico.
- Esses neurotransmissores atrevessam o espaço sinático e ligam-se a recetores que existem nas dendrites dos neurónios seguites ou nos orgãos efetores.

        Orgãos sensitivos (n./neurónios sensitivos) SNC (n./neurónios motores) Orgãos efetores


 Atividade do sistema nervoso:
  • Consciente - Atos voluntátios (dependem da nossa vontade) - Encéfalo 
  • Inconsciente - Atos incoluntários (não dependem da nossa vontade) - Espinal Medula/ Encéfalo 


Sistema Endócrino:
O sistema endócrino é constiuido por glândulas endócrinas que produzem e lançam no sangue hormonas. As hormonas são mensageiros quimicos.

 Percurso:
 Estímulo interno -  Glândula endócrina  - Hormona - Corrente sanguínea - Célula-alvo

O sistema endócrino, em conjunto com o sistema nervoso, regula e controla todas as funções de nosso organismo. 
Só para citar alguns poucos exemplos, o sistema endócrino atua no crescimento de tecidos, no equilíbrio hídrico do corpo, na reprodução e no metabolismo de carboidratos. Ele é formado por uma série de glândulas, chamadas de glândulas endócrinas.
As glândulas endócrinas secretam os hormônios, substâncias que são lançadas na corrente sanguínea, atingindo as células dos diversos tecidos do corpo humano. Os hormônios podem estimular ou inibir as funções metabólicas. Cada hormônio atua apenas sobre algumas células específicas, são as chamadas células-alvo. Alguns hormônios também atuam em conjunto ou em oposição a outros.
As principais glândulas endócrinas humanas são: a hipófise, a tireoide, o pâncreas, as suprarrenais, os ovários (nas mulheres) e os testículos (nos homens).
 
 
O sistema endócrimo e o sistema nervoso são reguladores que atuam em estreita coordenação. Assim, funções cerebrais, como por exemplo, a interpretação de sensações, atuam sobre o sistema nervoso autónomo que por sua vez atua nas glãndulas. Um exemplo desta coordenação são os acontecimentos que se processam no organismo de quem está apaixonado, uma coisa muito comum para todos nós humanos é coordenada pelos complexos sistema nervoso e endócrino numa perfeita interação. 
 
 

 
 
 
 
 
Fontes:
- caderno da disciplina
- manual de ciencias
- http://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/sistema-endocrino-regulacao-e-controle-das-funcoes-do-corpo.htm
- http://www.slideshare.net/leonorsm/sistema-neuro-hormonal
 

Jéssica Chicote







 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário