terça-feira, 12 de março de 2013

Sistema Cardiovascular
Função: Transportar nutrientes,produtos de excreção e gases respiratórios de e para todas as partes do corpo.
O transportador de nutrientes, produtos de excreção, hormonas, o que coagula o sangue em caso de hemorragias e regula a temperatura corporal é o SANGUE.
O sangue é constituído por uma substância intercelular, o plasma (55%), e por células sanguíneas (45%) chamadas elementos figurados do sangue que são: os eritrócitos ( hemácias ou glóbulos vermelhos ), leucócitos ( ou glóbulos brancos ), e plaquetas ( ou trombócitos ).
Cada um dos vários constituintes do sangue tem as suas caraterísticas e funções apresentadas no seguinte quadro:
E claro, temos os cavidades que transportam o sangue por todo o organismo e essas cavidades são chamadas de vasos sanguíneos, e também há vários e com diferentes funções e caraterísticas:
Artérias: formadas por várias camadas de células com paredes resistentes, espessas e elásticas, constituídas, essencialmente, por células musculares. Têm como função transportar o sangue, sob pressão, do coração a todas as partes do corpo.
Arteríolas: de pequenas dimensões e formadas por várias camadas de células; resultam de ramificações das artérias.
Capilares: ramificações das arteríolas, constituídos por paredes muito finas, com uma só camada de células. Permitem o intercâmbio de diversas substâncias ( como por exemplo: oxigénio, dióxido de carbono, nutrientes e hormonas), com as diferentes células do organismo.
Vénulas: de pequenas dimensões, são formadas por várias camadas de células; resultam da junção dos capilares.
Veias: de grande calibre, com paredes delgadas, são formadas por várias camadas de células; resultam da junção das vénulas e funcionam, basicamente, como reservatórios de sangue. Conduzem o sangue de todas as partes do corpo ao coração e apresentam válvulas venosas. Estas válvulas têm como função impedir o refluxo de sangue, permitindo que a circulação se efetue num único sentido.

A grande bombeadora de sangue do sistema cardiovasculas é o coração. Situa-se na cavidade torácica, entre os pulmões, ligeiramente deslocado para a esquerda. É um órgão muscular muito ativo, dividido em quatro cavidades que estão ligadas aos respetivos vasos sanguíneos como se mostra na figura seguinte:


O ciclo cardíaco corresponde ao período compreendido entre o início de um batimento cardíaco até ao início do batimento cardíaco seguinte, e é constituído por 3 fases:
  1. Sístole Auricular: - contração das aurículas; abertura das válvulas auriculoventriculares; finalização do enchimento dos ventrículos.
  2. Sístole Ventricular: - contração dos ventrículos; abertura das válvulas semilunares das artérias; passagem do sangue dos ventrículos para as artérias.
  3. Diástole Geral: - relaxamento geral; enchimento passivo das aurículas e dos ventrículos.



Circulação sanguínea
Por convenção a circulação sanguínea é dividida em dois circuitos: a circulação sanguínea pulmonar e a circulação sanguínea sistémica.
Circulação pulmonar: Ou circulação pequena é responsável pela reoxigenação do sangue e pela irrigação dos pulmões:


Ciculação sistémica: Ou grande circulação é responsável pela irrigação sanguínea a todo o organismo, à exceção dos pulmões.

Como se realiza a circulação sanguínea completa:
Sangue venoso - azul;
Sangue arterial - vermelho.


Fontes: Caderno da disciplina e manual.

Catalina

Sem comentários:

Enviar um comentário